Foto 1 A Alameda do Cinqüentenário do RC de Pelotas Norte, composta de 50 mudas de jacarandá mimoso plantadas desde a entrada do Clube Caça e Pesca, foram preparadas e cedidas pelo companheiro Gilberto Demari Alves (à direita), professor doutor de Silvicultura do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça.
Foto 2 Entrada do Clube Caça e Pesca, onde foram plantadas as 50 mudas de jacarandá mimoso, compondo a Alameda do Cinqüentenário do RC de Pelotas Norte.
Foto 3 O companheiro Gilberto Alves (à direita), responsável pela preparação das 50 mudas de jacarandá, no momento em que discorria sobre a importância da ação rotária desenvolvida pelo Pelotas Norte.
Foto 4 A primeira das 50 mudas de jacarandá foi plantada pelo associado mais antigo, presente ao evento, companheiro Luiz Carlos Schuch, que há 45 anos pertence ao quadro social do Pelotas Norte.
Lamentando a ausência do casal presidente Myrian Bastos dos Santos e Luis Carlos, impedidos de comparecer por motivo de saúde, o Rotary Club de Pelotas Norte realizou, sábado passado, dia 13 de setembro, no Clube Caça e Pesca de Pelotas, o plantio da Alameda do Cinqüentenário do RC de Pelotas Norte, dentro das comemorações do seu Jubileu de Ouro.
Do total de mais de 70 pessoas presentes ao evento, o Pelotas Norte compareceu com 52 rotarianos e familiares. Também participaram integrantes da Diretoria e do Conselho do Clube Caça e Pesca de Pelotas.
O plantio das árvores, inicialmente previsto para ser simbólico, com apenas 5 mudas plantadas, acabou por ser completo. As 50 mudas de Jacarandá mimoso (preparadas e cedidas pelo companheiro Gilberto Demari Alves, professor doutor de Silvicultura do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça) foram plantadas pelos rotarianos e, também, pelo presidente e diretores do Caça e Pesca. A Alameda está lá, ocupando as laterais da entrada do clube, desde o pórtico até bem próximo à sede social e daqui a alguns anos, nas primaveras, constituirá um espetáculo de beleza ímpar, ao colorir de azul o caminho do Laranjal.
Logo após o plantio, o Presidente do Caça e Pesca, Plínio Leal, fez bonita homenagem ao RC e Pelotas Norte através da entrega, ao vice-presidente José Bruno Chies, de uma placa que será afixada no próprio clube, registrando o evento. O companheiro José Bruno, a seguir, em nome da presidente Myrian Bastos dos Santos, entregou Diploma de Reconhecimento, devidamente enquadrado e que já está ocupando local de destaque na sede social do Caça e Pesca. Foram obsequiados com camisetas do Cinqüentenário, o presidente e os dois excelentes assadores, responsáveis pelo “costelão janela”, ponto alto do almoço.
Antes do almoço, ainda, a companheira Beatriz Lang Passos fez um pronunciamento, ressaltando o compromisso rotário com a preservação ambiental.
“Assim como ações irresponsáveis de inúmeras pessoas e organizações continuam a ameaçar nossos recursos naturais, notamos, por outro lado, uma crescente disposição de muitos membros da sociedade a adotar iniciativas que auxiliem a reverter este quadro.
Na vida diária, grande parte de nossas atividades repercutem de alguma forma no ambiente. Seja pela queima de combustíveis fósseis em nossos automóveis, pelo consumo de alimentos, muitos dos quais foram plantados ou criados em áreas que eram antes matas nativas, seja pelos recursos naturais que usamos em nossas casas, como madeira, granito, ou água. Temos todos uma dívida a saldar com o meio em que vivemos.
Ao nos tornar conscientes de nossa responsabilidade ecológica e tomar iniciativas para auxiliar na diminuição do quadro de depredação que está ocorrendo, estaremos ajudando a reverter esta realidade.
O ambiente limpo e saudável sempre foi um compromisso rotário, especialmente a partir de Paulo Viriato da Costa, o terceiro brasileiro a presidir o Rotary International. O Programa "Preserve o Planeta Terra", idealizado por Paulo Viriato e lançado durante o ano de sua presidência, 1990/91, foi um dos pioneiros na preservação da Amazônia e do Meio Ambiente em geral, antes mesmo da realização da ECO-92 no Rio de Janeiro.A cerimônia do plantio de uma árvore em cada visita que Paulo Viriato fazia a uma comunidade representava o seu comprometimento pessoal com o ambiente e com a qualidade de vida, e ele dizia: "Somos os herdeiros da Terra e a nós cabe defendê-la, protegê-la e preservá-la não só para nós mesmos, mas para nossos filhos e para os filhos de nossos filhos".A "Onda Verde", que envolveu todos os Rotarianos do mundo em favor da preservação ambiental teve êxito que pode ser avaliado pela resposta que recebeu: só no ano rotário 1990-91, 35 milhões de árvores foram plantadas ao redor do mundo!Ainda hoje, decorridos quase 20 anos do lançamento do Programa Preserve o Planeta Terra, diariamente se tem notícia de projetos ecológicos lançados e patrocinados por Rotary Clubs em todo o mundo, dentro das diretrizes do Programa idealizado por Paulo Viriato.
O Rotary Club de Pelotas Norte, graças ao trabalho dedicado do Companheiro Gilberto Alves (que preparou e cedeu as 50 mudas de Jacarandá), e com a importante parceria e adesão do Clube Caça e Pesca de Pelotas, tal como o passarinho daquela estória, está fazendo sua parte, não importa se pequena, mas é nossa contribuição para um mundo mais verde, mais florido, mais saudável.
Quem sabe não estamos criando, para daqui a alguns anos, um ponto turístico em Pelotas, quando, a cada primavera, a Alameda estiver colorindo de azul o caminho do Laranjal? Esperamos que sim!”