quarta-feira, 4 de março de 2009

Rotary Internacional festeja 104 anos de fundação

Uma das maiores Organizações Não Governamentais (ONGs), o Rotary International comemorou 104 anos no dia 23, segunda-feira. Com integrantes em diferentes locais do mundo, o clube de serviço trabalha em ações e programas sociais. De acordo com o representante do Rotary Chimarrão, Moacyr Jose Jungblut, as celebrações pelos 104 anos serão realizadas ao longo deste ano.

HISTÓRICO
O primeiro clube foi formado em 1905, em Chicago (OUR), pelo advogado Paul Harris, que tinha como objetivo reproduzir, em um grupo profissional, o mesmo espirito de amizade característico de pequenas cidades de sua juventude. O nome 'Rotary' surgiu devido ao sistema Inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo. Atualmente, o Rotary Club conta com 1,2 milhão de integrantes em cerca de 32 mil grupos localizados em mais de 200 países.
Em Venâncio Aires há dois clubes de serviços do Rotary International, o Rotary Club Venancio Aires e o Rotary Club VA Chimarrão e contam com 60 Integrantes. Pertencentes ao Distrito 4680, seguem, além de suas próprias iniciativas ações sociais, as do distrito.

CONFERÊNCIA E AÇÕES
O governador do biênio 2008-2009 do Distrito 4680 do Rotary International, que engloba de Porto Alegre ao Chui, Tirone Lemos Michelin, destaca que, neste ano, o Estado terá como principal evento a conferência anual. O encontro será realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Chamado de Grande Mutirão Social-Inclusão-Desenvolvimento, o evento traz o tema "Realizemos os Sonhos".
Cerca de mil pessoas deverão estar na conferência para discutir temas como alfabetização, profissionalização, saneamento, recursos hídricos, salde, mortalidade infantil, desenvolvimento sustentável, nutrição, atrativos para o desenvolvimento local, regional e estadual e a importância da sociedades cavil na busca de soluções para a crise.
O governador Michelin destacou que, entre as ações e programas sociais que contam com a assistência do Rotary, há um trabalho importante para a diminuição do analfabetismo adulto no Estado. "Em parceria com lideranças locais e de vários segmentos, além de 290 prefeituras gauchas, conseguimos diminuir o indice de 0,7% para 4%" destacou ele.

Noticia estraida do jornal Folha do Mate de Venâncio Aires, do dia 26 de Fevereiro de 2009.

O que falta para fazermos mais projetos?