quarta-feira, 15 de abril de 2009

Campanha de doação de Medula Óssea



“É como PAI e Cidadão, que venho até aqui falar com vocês nesta noite”, assim inicia a explanação do Deputado Federal Beto Albuquerque, que a pouco mais de sessenta dias, perdia seu filho PIETRO, após 14 meses de luta contra a leucemia Mieloide, que aos 19 anos de idade, sem nenhuma demonstração anterior da doença, iniciava uma batalha pela vida, utilizando todos os recursos possíveis e contando com hospitais e profissionais altamente qualificados, mas que mesmo assim resultou no óbito no dia 03/02/2009.
Mas o que faltou para salvar esta vida... faltou o mesmo que falta em para resolver muitos outros problemas da sociedade brasileira – CONCIENTIZAÇÃO – a falta de informação faz com que pessoas lutem, sofram e morram por falta de doadores de Medula Óssea no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Antes da doação é necessário que o candidato a “ANJO” como é chamado os doadores, preencham uma ficha e que seja coletado cerca de 10 ml de sangue, este material é analisado e disponibilizado em um banco de dados nacional, onde se um dia for encontrado um receptor compatível com este doador, ele será chamado a doar. Este processo de cadastro e retirada do sangue, não leva mais que 10 minutos, e é feito através da veia, como se fosse fazer exame de sangue. Apenas quando ocorrer a doação é que será necessário fazer uma punção junto a medula na região do quadril, importante ressaltar que quem faz a doação saí do centro caminhando, por ser um procedimento muito simples.
Existe também as doações através do cordão Umbilical, colhido quando do nascimento do bebe, onde é armazenado e disponibilizado ao receptor após autorização da família.
Mas quem pode ser doador: homens e mulheres de 18 a 55 anos de idade, preenchendo uma ficha e colhendo 10 ml de sangue, que será analisado e disponibilizado as informações num banco de dados nacional com as características dos componentes sangüíneos.
É comum como ocorreu no caso do PIETRO que se busque compatibilidade em banco de sangue no mundo inteiro, mas a dificuldade de lograr êxito é pequena, uma vez que a composição depende muito de questões genéticas, miscigenação do povo entre outros fatores, como por exemplo, o melhor doador seriam os irmãos, que dentro de uma escala seriam mais propensos a compatibilidade que os pais, tendo em vista que o individuo é formado por parte do Pai e parte da Mãe – digamos 50% para cada – já o Irmão seria a soma destes dois, podendo ser bem mais compatível, chegando a possibilidade de num grupo de cinco irmão um ser 100% compatível.
Qual o objetivo da campanha: Formar um banco de Medula, onde havendo cerca de 300.000 doadores, poderíamos minimizar os impactos desta doença em nosso Estado, tendo em vista que são detectados cerca de 1000 novos casos por ano somente no RS, e no Brasil cerca de 10.000 novos casos por ano, atualmente não temos mais que 45.000 potencial doadores no banco de dados, para uma população de 15.000.000 de habitantes. Esta é a nossa meta, conscientizar a população que não existe risco para quem doa, que só irá doar, caso seja SORTEADO como ANJO de alguém, que o procedimento é simples e praticamente indolor.
Há projetos na Câmara dos Deputados em tramitação para auxiliar no entendimento e auxiliar as campanhas como PL 4539/2008 e 4383/2008, o Cidadão Beto Albuquerque, diz que não esta lutando em causa própria, uma vez que ele perdeu esta batalha, de fato isso é parcialmente verdade, uma vez que a luta não esta perdida, compreendo particularmente que diferente do que pode ser pensado, a Vida, Garra e Luta de Pietro, conforme foi narrada, serve sim como força para outras famílias que vivem o mesmo drama e que poderão ter seus familiares salvos a partir de ações de conscientização como esta desencadeada nesta campanha.
Há um ônibus que busca pessoas em empresas e comunidades que leva até os locais de cadastramento e para retirada dos 10 ml de sangue, onde pode se buscar maiores informações através do sitio WWW.betoalbuquerque.com.br , no Estado há nove centros de cadastro para doação, Hospital de Clinicas de POA, Hemocentro do RS, Complexo Santa Casa, Hemocentro de Alegrete, Hemocentro de Caxias do Sul, Hemocentro regional de Passo Fundo, Hemocentro regional de Pelotas, Hemocentro regional de Santa Rosa, Hemocentro regional de Palmeira das Missões, Hemocentro regional de Santa Maria.
O Rotary Porto Alegre Sul, que recebeu a palestra nesta reunião do dia 14 de abril, através de seu Presidente Cesar Pancinha Costa, convidou o Governador do Distrito 4680 Tirone Lemos Michelin a aderir a campanha, que foi prontamente aceito e declarado pelo Governador que a estrutura do Distrito esta a disposição paraviabilizar a busca para obtenção de fundos para viabilizar outra unidade móvel, esta com a possibilidade de cadastrar e colher material para esta banco de dados de possíveis doadores de Medula Óssea. Com muito entusiasmo o Governador mostrou-se parceiro da iniciativa, colocando como meta neste final de mandato a ampliação do banco de possiveis doadores de Medula. A proposta do Governador Michelin foi a criação de um programa de subsidio equivalente junto a Fundação Rotaria, semelhante ao realizado para a compra do Mama-móvel para o Instituto da Mama - relago o dirigente máximo do distrito 4680 de Rotary Internacional. O desafio foi aceito, cabe a sociedade se organizar e mostrar sua grandeza DANDO UM PRESENTE PARA QUEM DEPENDE DE NÓS PARA VIVER!!!

O que falta para fazermos mais projetos?